segunda-feira, 7 de maio de 2012

aula-show com ariano suassuna - feira de santana (ba), 06/05/2012

O mestre Ariano Suassuna

Ontem, no início da noite do domingo, 06 de maio de 2012, tive o previlégio de assistir a uma "aula-show" com um dos maiores mestres vivos da literatura brasileira: Ariano Suassuna.
Com uma lucidez ainda invejável no auge de seus 84 anos de idade, apesar de sua voz frágil, rouca e "horrorosa", conforme ele mesmo ressaltou ao longo da aula, de forma senpre bem-humorada, o escritor, dramaturgo e precussor do Movimento Armorial, movimento surgido na década de 60/ 70 e que tinha como proposta a fusão da cultura popular nordestina com elementos da cultura barroca e clássica.
Com maestria, leveza e bom-humor, o mestre Ariano brincou com o público em diversos momentos, contou "causos" vividos por ele mesmo e por pessoas de seu convívio, incluindo colegas escritores, e discorreu sobre a temática do sertão através de suas obras, como O Auto da Compadecida e A Santa e a Porca, ao longo de aproximadamente 2 horas de "aula-show".
Na ocasião, levei um livro contendo uma antologia poética dele para uma possibilidade de autógrafo, mas a disputa tava tão grande no final que acabei desistindo, o que não chegou a ser uma frustração. Já estava satisfeito o suficiente.
O evento terminou com a certeza de que a cultura popular do nordeste continua mais viva do que nunca, apesar da mesma parecer (apenas parecer!) pequena muitas vezes, diante de tantas novidades "descartáveis" a que temos acesso hoje, isso em um espaço de tempo muito pequeno. Outro ponto que foi ressaltado pelo mestre: os livros impressos são insubstituíveis, apesar dos livros on-line.
Salve mestre! Valeu!!

Henrique Magalhães
(todos os direitos reservados)

Nenhum comentário: